Termina nesta quarta-feira (20) mais um Mutirão de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos em Matozinhos. A ação acontece desde a segunda-feira no Ginásio Poliesportivo.
Ao todo, foram convocados cerca de 250 animais previamente cadastrados pelo Setor de Controle de Zoonoses da cidade.
A coordenadora, Fabiane Pickbrenner explicou que os selecionados atenderam os requisitos exigidos, mas ressalta que muitos não estão comparecendo, o que dificulta o trabalho e o atendimento a todos que necessitam do serviço.
Se você não ainda não conseguiu atendimento para o seu animalzinho, outra ações serão desenvolvidas pela Prefeitura e o setor responsável.
O Brasil tem cerca de 140 milhões de pets — é a terceira maior população pet do mundo. Destes, a OMS estima que mais de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães estejam abandonados. Consenso entre veterinários, a castração de animais de estimação é a maneira mais eficaz de reduzir esses tristes números. Além disso, o procedimento traz benefícios para os peludos, que passam a viver mais e melhor.
Muita gente pensa que os animais precisam ter uma cria antes de serem castrados, ou que eles ficam infelizes por não cruzarem mais. Porém, nada disso é verdade. Castrá-los antes mesmo do primeiro cio evita uma série de problemas de saúde e de comportamento, porém isto é motivo de muitas controversas entre os profissionais da área.