Alta de incêndios em MG em meio à seca acende alerta entre bombeiros e brigadistas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais já registra um aumento preocupante de incêndios florestais com a chegada do período de estiagem. Apenas nos primeiros cinco dias de agosto, foram registradas 656 ocorrências de fogo em vegetação. Desde o início de 2025, o Corpo de Bombeiros contabilizou quase 10 mil casos em todo o estado.

A vegetação seca, os ventos fortes e a baixa umidade do ar contribuem para a propagação rápida das chamas. A maioria dos focos, segundo autoridades, tem origem em ações humanas, muitas vezes iniciadas de forma acidental. O Corpo de Bombeiros monitora os focos em tempo real por imagens de satélite e reforça os alertas à população sobre os riscos das queimadas.

Nos últimos dias, incêndios de grandes proporções atingiram áreas de preservação ambiental, como a Serra do Rola Moça, na Grande BH, e a Serra do Intendente, próxima à Serra do Cipó. Esta última teve pelo menos 120 hectares de cerrado destruídos, com indícios de ação criminosa. Brigadistas relatam que, nesta época do ano, quase todos os incêndios têm origem criminosa ou em queimadas ilegais para formação de pasto.

Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1 / TV Globo

#incendiosflorestais #minasgerais #meioambiente #brigadistas #bombeiros #serradocipo #serrarolamoça #seca 

Encontre uma reportagem