Uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil deve provocar instabilidades climáticas e queda de temperatura a partir desta quinta-feira (7), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema trará chuvas intensas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais em áreas como a Serra Gaúcha e o extremo sul paranaense.
Na sexta-feira (8), uma massa de ar polar acompanha a frente fria e promete derrubar significativamente os termômetros no fim de semana. Há possibilidade de chuva congelada na Serra Catarinense e geada em diversas áreas do Sul, do Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo, além do sul de Minas Gerais.
O frio também deve alcançar o Sudeste, parte do Centro-Oeste e até áreas do Norte entre o domingo (10) e segunda-feira (11). Os meteorologistas ainda avaliam se esse fenômeno será classificado como uma nova onda de frio nacional.
Enquanto isso, o Nordeste deve seguir com chuvas isoladas no litoral e tempo seco no interior. No Norte, a previsão é de precipitações mais concentradas no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, devido à alta umidade e baixa pressão atmosférica.
Foto: Duda Fortes/Agência RBS
Fonte: g1 / INMET
#FrenteFria #Sudeste #PrevisãoDoTempo #FrioNoBrasil #Inverno2025 #Geada #ChuvaCongelada #Clima #Meteorologia #Inmet #CentroSul #RegiãoSul #QuedaDeTemperatura #OndaDeFrio #G1