fbpx

Moradores relatam tremor de terra em Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Moradores dos bairros São Miguel, São Cristóvão e Araçás, em Matozinhos, relataram nas redes sociais, por volta de 19h40 desta terça-feira (07), um tremor de terra. A origem deste fato, no entanto, ainda é desconhecida.

Os centros de sismologias do Brasil, da UNB em Brasília e da USP em São Paulo, referências no assunto, ainda não registraram este possível abalo sísmico. O Corpo de Bombeiros também informou não ter registrado nenhuma ocorrência desta natureza.

“Muito forte viu. Nosso Deus”, disse Fernando, morador do bairro São Miguel.

Já aconteceu outras vezes

Situações como essa não são novidade na região central de Minas Gerais, onde vários tremores já foram registrados. Em Sete Lagoas, no último mês foram mais de 11 tremores de terra.

Explicação

O que se sabe é que os abalos sísmicos em Minas Gerais vão continuar ocorrendo, mas não é possível datar o próximo abalo.

Como as placas tectônicas são dinâmicas e têm o movimento contínuo, elas acumulam energia e liberam em forma de tremor. Ou seja, isso aconteceu no passado, acontece no presente e vai acontecer no futuro. “Mas não podemos precisar a magnitude e nem quando irão ocorrer os tremores”, explicou o sismólogo geofísico da UnB, Juraci, em entrevista em 2018.

Abalos na região

Há alguns anos as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte sofreram com vários abalos sísmicos. Foram vários registros em Matozinhos, Capim Branco, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais e Funilândia que, na época, registrou 4.3 de magnitude.

Encontre uma reportagem