A segurança pública de Sete Lagoas ganha um reforço significativo com o lançamento oficial do Guardião 7L, novo sistema de videomonitoramento inteligente que será inaugurado nesta sexta-feira (8), às 19h, na Praça Tiradentes.
Nesta primeira etapa, o projeto contará com 20 torres de monitoramento, cada uma equipada com quatro câmeras de alta tecnologia, totalizando 80 novos dispositivos. Além disso, o sistema manterá as 29 câmeras já existentes do programa Olho Vivo, somando mais de 100 câmeras em operação imediata.
Com investimento de R$ 16 milhões, o grande diferencial do Guardião 7L é o uso de inteligência artificial, com recursos como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e envio de alertas automáticos para equipes de segurança. A expectativa é que até 2026 o município conte com 960 câmeras distribuídas por todas as regiões da cidade.
“As câmeras identificam veículos com registro de furto ou roubo, e imediatamente a central emite um alerta para as equipes em campo, permitindo uma abordagem rápida e eficiente”, destacou o prefeito Douglas Melo.
A tecnologia será operada pela plataforma Camerite, que transforma imagens em dados com detecção de movimentos suspeitos, alertas personalizados e integração com bancos de dados da Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário e, futuramente, sistemas nacionais.
A central de monitoramento será sediada na base da Polícia Militar, com acesso remoto para agentes em campo. Além disso, a plataforma possibilita a integração de câmeras públicas, comerciais e residenciais, criando uma rede de proteção conectada.
A ferramenta Camerite Cortex, com a IA chamada Hórus, já tem resultados positivos em outras cidades do Brasil, permitindo rastreamento em tempo real de pessoas e veículos.
Com o Guardião 7L, Sete Lagoas dá um importante passo rumo a uma cidade mais segura, moderna e conectada.