Projeto de lei federal propõe criminalizar participação em “rolezinhos” motorizados

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2471/2025, de autoria do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que busca tipificar como crime a organização, convocação ou participação em “rolezinhos” motorizados — eventos com veículos, geralmente motos, realizados em vias públicas e organizados pelas redes sociais.

O parlamentar alega que esse tipo de aglomeração coloca em risco a segurança viária e perturba a ordem pública. O texto propõe alterações no artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), equiparando os “rolezinhos” a crimes como rachas em via pública. Caso aprovado, quem participar desses eventos poderá ser condenado a detenção de seis meses a três anos, com a possibilidade de pena ampliada para até seis anos em caso de lesão corporal grave.

Além disso, o projeto considera como perturbação da ordem pública as acelerações repetidas que provoquem ruído excessivo ou tumulto. Atualmente, os “rolezinhos” são tratados apenas como infração administrativa, punida com multa, recolhimento da CNH e remoção do veículo.

Fonte: O Tempo

Foto: Alexandre Mota/O Tempo

#projetodelei #rolezinhos #trânsitobrasileiro #ctb #segurançaviária #carlosjordy #justiça #brasil #otempo

Encontre uma reportagem