Quem tem viagem marcada ou precisa passar pelo saguão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana, não precisa mais utilizar a máscara de proteção contra a Covid-19. Desde terça-feira (19), o uso do acessório foi desobrigado em espaços abertos e fechados no município.
Segundo informou a BH Airport, empresa que administra o terminal, os passageiros, no entanto, devem continuar utilizando a máscara na sala de embarque e durante os voos.
De acordo com decreto publicado pela prefeitura da cidade da Grande BH, a decisão só foi possível pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 e considera a orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que autoriza a medida em localidades com mais de 80% da população com o esquema vacinal completo e 70% com o reforço.
Em Confins, 97% do público-alvo garantiu duas doses do imunizante até a manhã desta sexta (22). Em relação à terceira dose, o índice se aproxima de 90%.
Além disso, conforme o secretário Municipal de Saúde, Weslei Denis, os índices de contaminação apresentam redução significativa e o “cenário epidemiológico contribui para o avanço”.