Para quem precisa regularizar a situação do título eleitoral, terá até o dia 4 de maio para buscar um cartório. O fato de não estar em dia com as obrigações eleitorais pode acarretar a impossibilidade de votar nas eleições de outubro deste ano.
Para evitar contratempos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vem solicitando aos eleitores para que confiram a situação do título. A impossibilidade de votar, é bom lembrar, pode levar a uma série de restrições, como impedimento de solicitar documento de identidade e passaporte e fazer matrícula em instituição de ensino superior.
Quem estiver com o título cancelado, poderá solicitar a regularização presencialmente ou pela internet (no sistema Título Net). Se constar alguma multa pendente, é preciso quitá-la antes de realizar o requerimento.
Atualmente, Minas Gerais tem 1.218.522 moradores com título cancelado, principalmente por não terem votado se justificado em três turnos consecutivos.
Outro motivo de cancelamento diz respeito à implantação da biometria. Em cidades que já fizeram a mudança, como Contagem e Nova Lima, quem não fez o cadastro biométrico dentro do prazo estabelecido teve o título cancelado.
Feriado
Os cartórios não funcionam nesta sexta (22), só retomando o atendimento na segunda. Os eleitores podem solicitar atendimento pelo sistema Título Net ou pelo site do TRE, como emissão de quitação eleitoral, filiação partidária e negativa dea allismento, além da emissão de guia para pagamento de multas.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600. O horário de atendimento será das 8 às 18 horas, na quinta, sábado e domingo, e das 7 às 19 horas, na sexta-feira.