O movimento Tarifa Zero vai oferecer um ônibus de graça como forma de protesto contra o aumento da passagem em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (25). A partir das 7h, os usuários da linha 104, que percorre a avenida Afonso Pena, poderão fazer seu trajeto sem pagar no período da manhã. O movimento vai disponibilizar um ônibus gratuito que irá percorrer o trajeto da linha, com parada em todos os pontos, mas sem a costumeira catraca dos veículos privados.
Com o nome de “Busona Tarifa Zero”, a ação tem como objetivo chamar a atenção para o possível aumento da tarifa que está sendo negociado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Segundo consta em decisão judicial em primeira instância, a passagem poderia ser reajustada para até R$ 5,85.
“As empresas de ônibus não cumprem o quadro de horários, rodam com veículos de baixa qualidade, sempre lotados, além de terem reduzido o número de viagens de forma unilateral e sem nenhuma punição por parte da prefeitura. Elas não podem ser premiadas pelo mal serviço com um reajuste de passagem que vai prejudicar principalmente a parcela mais pobre da população em um momento de crise econômica”, explica o movimento.
Atual contrato gera distorções
O Tarifa Zero BH ainda reforça a importância da quebra do atual contrato de concessão de transporte público de Belo Horizonte, que prevê reajustes automáticos da tarifa todo ano de acordo com índices de inflação e não conforme os custos de operação das empresas.
De acordo com o movimento, esse contrato gera distorções como a que ocorreu com a retirada dos cobradores: mesmo com um custo a menos em sua operação após a retirada, as companhias que operam o sistema ainda poderiam ter direito a um aumento na passagem.
Além de chamar a atenção para o preço da tarifa, a Busona também quer dar aos passageiros uma amostra de como poderia ser um sistema sem cobranças. A tarifa zero é uma realidade em diversas cidades do Brasil e parte da visão de que a mobilidade é um direito constitucional e, como tal, deveria ser bancado pelo conjunto da sociedade e não apenas pelos usuários de ônibus. Assim, o financiamento do sistema deveria ser feito via subsídio público, com mecanismos de controle popular do sistema e seu orçamento.
Como funciona a Busona
O ônibus gratuito estará identificado como tal e irá fazer o percurso completo da linha 104, da Estação Lagoinha à Praça Milton Campos. Ele irá parar nos pontos normalmente e convocar passageiros que queiram se deslocar de graça. Ele irá começar a operar às 7h e terminará às 11h.
O post Tarifa Zero BH vai oferecer ônibus de graça contra o aumento da passagem nesta segunda-feira apareceu primeiro em BHAZ.