A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou nesta segunda-feira (11), em segundo turno, o Projeto de Lei que revoga o título dado à cidade como “Capital do Grau”, expressão usada para a prática de empinar motos. A votação contou com 32 votos favoráveis e oito contrários.
O título havia sido concedido anteriormente, mas o pedido de revogação partiu de um vereador que argumentou que a prática oferece riscos à segurança de pedestres e motoristas.
Com a aprovação nos dois turnos, a proposta seguirá para sanção ou veto do prefeito de Belo Horizonte.
Durante a votação, opositores da medida afirmaram que apenas revogar o título não resolve os problemas reais de segurança e que o projeto deveria incluir regras específicas para a prática em vias públicas. Já os defensores da revogação afirmaram que o título incentiva a realização da manobra de forma irregular, dando a impressão de que a prática é liberada na cidade.
O autor da proposta destacou que os registros policiais de “rolezinhos” relacionados a essa prática aumentaram significativamente, passando de três em 2019 para 338 em 2024.
Conhecida no Brasil como “grau”, a manobra radical em motocicletas também é considerada um esporte quando praticada em locais apropriados, com treinamento e medidas de segurança.
Créditos:
Matéria por g1 Minas — Belo Horizonte
Foto: Reprodução Redes Sociais