Matozinhos conta com a atuação da doutora Débora Storino, especialista em Medicina e atualmente cursando pós-graduação em Reumatologia, que tem se dedicado ao estudo e aplicação da Cannabis medicinal no tratamento de diversas condições de saúde.
Segundo a médica, o organismo humano produz substâncias semelhantes aos canabinóides, conhecidas como endocanabinóides, como o 2-AG. Essas substâncias se ligam a receptores específicos do corpo, chamados CB1 e CB2, que desempenham papel importante na comunicação entre células e na regulação de funções biológicas.
A doutora Débora explica que diferentes canabinóides presentes na Cannabis, como THC, CBD e CBG, podem se ligar a esses receptores, dependendo da indicação terapêutica. “Um dos usos mais importantes é no tratamento da dor crônica, como a fibromialgia. Muitos pacientes não respondem adequadamente às medicações tradicionais, mas estudos indicam que a Cannabis medicinal pode proporcionar melhora significativa nesses casos”, afirma.
A médica atende em sua clínica em Matozinhos e está disponível para orientar pacientes interessados no tratamento com Cannabis medicinal. Para agendamento, os contatos podem ser feitos pelo telefone (31) 372-1551.