CPI do INSS inicia com 910 requerimentos e foco em fraudes bilionárias

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou suas atividades nesta terça-feira (26/08), com uma pauta de 910 requerimentos à espera de análise. A investigação mira fraudes em benefícios de aposentados e pensionistas, estimadas em até R$ 6,3 bilhões pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU).

A maioria dos pedidos refere-se à convocação de pessoas envolvidas no esquema, incluindo ex-presidentes da República, ex-ministros da Previdência e dirigentes do INSS. Entre os principais alvos estão Carlos Lupi, Wolney Queiroz e Alessandro Stefanutto, além de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”.

Dos 910 requerimentos, 420 são convocações, 59 convites e 178 quebras de sigilo — sendo 147 bancários. A oposição apresentou 75% dos pedidos, principalmente de convocações e análise de relatórios financeiros pelo COAF.

A escolha do vice-presidente da CPI ainda será definida, com a disputa entre nomes ligados à base do governo e parlamentares de oposição. O colegiado terá seis meses de funcionamento, prorrogáveis, com 32 membros titulares.

O objetivo é apurar fraudes em benefícios e possíveis irregularidades em empréstimos consignados, buscando responsabilizar os envolvidos e prevenir novos casos.

📄 Fonte: G1 / Vinícius Cassela

Encontre uma reportagem