Na manhã desta segunda-feira (1º/9), policiais da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) do Rio de Janeiro, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagraram uma operação para desarticular um grupo criminoso suspeito de transportar armas e drogas para facções do Rio de Janeiro.
Segundo a PM, o material era encaminhado principalmente para a comunidade da Serrinha, uma das áreas dominadas pelo tráfico na capital fluminense. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis localizados em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Guarulhos, em São Paulo. De acordo com as investigações, esses locais funcionavam como depósitos de armas e entorpecentes, além de abrigarem empresas de fachada e até áreas de cultivo clandestino.
As investigações tiveram início em agosto de 2024, após a apreensão de quatro fuzis na Rodovia Presidente Dutra. A partir desse flagrante, os policiais conseguiram mapear conexões entre o suspeito detido e outros possíveis envolvidos na logística do grupo criminoso que abastecia facções cariocas.
Ainda conforme a PM, a operação tem como objetivo aprofundar as apurações e desarticular toda a rede responsável pelo fornecimento de armas e drogas ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação/PMMG