O grupo executivo responsável pelo projeto da Rodovia do Minério avançou, na última semana, em uma proposta que pode mudar a logística do transporte de cargas em Minas Gerais. A ideia é permitir que mineradoras, além da atual concessionária, utilizem a Estrada de Ligação Pico-Fábrica, via de 24 quilômetros sob administração da Vale desde 2014, que conecta a Mina do Pico, em Itabirito, à Mina de Fábrica, em Congonhas, na região Central do Estado .
A medida tem como objetivo aliviar os gargalos no tráfego intenso de caminhões carregados de minério que circulam diariamente pelos trechos da BR-040 e BR-356, entre Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. De acordo com os participantes da reunião realizada na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), apenas o futuro Terminal Ferroviário de Bação (TFB), em Itabirito, poderá reduzir cerca de 600 viagens diárias de caminhões nessas rodovias quando começar a operar, em 2027. O investimento previsto para a construção do terminal é de R$ 50 milhões .
Outra alternativa em discussão é a antecipação de obras em pontos críticos da BR-040, sob responsabilidade da concessionária EPR Via Mineira, além da criação de uma faixa preferencial para caminhões no trecho entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. Segundo a EPR, as propostas estão sendo analisadas em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e com a União .
A iniciativa reflete um movimento de integração entre mineradoras, prefeituras, entidades privadas e órgãos públicos em busca de soluções para problemas históricos de mobilidade e impacto ambiental na região. Se concretizada, a abertura da estrada poderá trazer mais fluidez ao trânsito, reduzir o impacto do tráfego pesado e contribuir para a sustentabilidade local .
📸 Foto: Marcel Horowitz/Correio do Povo
📎 Fonte: Correio de Minas