As vendas das barracas para o Jubileu 2025 tiveram início nesta segunda-feira (8), em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A tradicional festa religiosa começa na próxima sexta-feira (12) e deve atrair milhares de fiéis e visitantes ao município.
Conforme o edital publicado pela Prefeitura, a Secretaria Municipal da Fazenda, por meio das Unidades Setoriais de Tributação e Fiscalização, será responsável por coordenar e fiscalizar as barracas, tendas e demais estabelecimentos durante o evento. A entrega das senhas começou às 8h desta segunda-feira (8) na sala designada no Palácio da Cultura, localizado na Praça do Rosário, nº 50, no Centro da cidade.
As vendas dos espaços serão abertas às 10h do mesmo dia e seguem até quinta-feira (11), sempre das 8h às 17h. Durante o período de 8 a 12 de setembro, haverá uma pausa diária entre 12h30 e 13h30, para o intervalo de almoço da equipe responsável. O pagamento das taxas deve ser realizado até as 17h do dia 11, por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), emitido pela Subsecretaria de Tributação, Arrecadação e Cadastro.
Os comerciantes temporários também poderão efetuar pagamentos via chave Pix a partir do dia 12 de setembro, durante todos os dias da festa, das 8h às 21h. A emissão dos alvarás será feita por meio de blocos próprios fornecidos pelo município.
Os valores para locação das barracas variam entre R$ 128 e R$ 864, de acordo com o espaço e o tipo de comércio a ser instalado, conforme edital. A organização ressalta ainda que é proibida a venda de balões com gás, armas brancas e garrafas de vidro no evento. Ambulantes só poderão se instalar em locais previamente determinados pela fiscalização municipal e devem portar identificação emitida pela prefeitura.