Contagem enfrenta quase 2 mil casos de diarreia aguda e gastroenterite em cinco semanas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, registrou 1.957 casos de diarreia aguda e gastroenterite entre os dias 3 de agosto e 8 de setembro de 2025, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A média foi de pouco mais de 50 atendimentos por dia nesse período.

De acordo com a prefeitura, o aumento nos casos vem sendo monitorado pelas equipes técnicas de saúde. Para identificar a origem do problema, foram realizadas coletas de amostras em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), especialmente nas unidades JK e Vargem das Flores, onde se concentram a maior parte dos pacientes atendidos. O perfil predominante das pessoas afetadas é de jovens entre 20 e 29 anos.

A Vigilância Sanitária solicitou à Copasa informações sobre o plano de amostragem da qualidade da água no município. Em resposta, a companhia informou que todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde estão sendo cumpridos e que o processo de tratamento da água utiliza cloro residual, capaz de eliminar vírus e bactérias. Segundo a empresa, mais de 5 mil amostras mensais são analisadas em diferentes pontos de produção e distribuição da água em Contagem.

A Copasa afirmou ainda que já compartilhou os resultados com a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae) e com o núcleo ambiental da Fundação Hemominas, além de contratar um laboratório externo para ampliar os testes, indo além do que a legislação determina.

Após a divulgação do surto, a companhia enviou uma nova nota reforçando que não é possível atribuir os casos de enfermidades à água distribuída sem comprovação oficial das autoridades competentes.

Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: g1 Minas

Encontre uma reportagem