Deixar o notebook na tomada o dia todo pode afetar a vida útil da bateria e de outros componentes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Deixar o notebook conectado à tomada continuamente não aumenta, necessariamente, o desgaste da bateria em relação aos ciclos de carga e descarga. No entanto, especialistas apontam que a prática pode impactar outros componentes do computador, especialmente pelo calor e pela energia constante.

Segundo Bruno Lima, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, as baterias têm vida útil limitada, geralmente de dois a três anos, mesmo sem uso. O número de ciclos de carga e descarga também influencia na durabilidade. Já Ricardo Ciuccio, do Centro Universitário Senac, lembra que modelos mais novos consomem energia direto da fonte, sem passar pela bateria, o que reduz o impacto de deixá-la sempre na tomada.

Apesar disso, ambos alertam que o calor gerado pode degradar tanto a bateria quanto outros componentes internos. Além disso, cada fabricante traz recomendações específicas: a Lenovo recomenda limitar a carga em 80%; a Dell sugere retirar da tomada de vez em quando; e a HP orienta a descarregar e carregar totalmente a bateria para mantê-la calibrada.

Entre as dicas práticas para preservar a vida útil, estão evitar quedas, impactos físicos e exposição a temperaturas extremas; não usar carregadores que não sejam originais; e não deixar a bateria descarregar por completo muitas vezes. Os primeiros sinais de desgaste são inchaço e lentidão no carregamento.

Foto: TheRegisti/Unsplash — Fonte: g1

Encontre uma reportagem