O presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, Rafael Faria, levantou na última sessão legislativa uma preocupação em relação a pombos em prédios públicos.
“Então você vê a gravidade. E a gente vive isso em diversas escolas e CEMAIs aqui da cidade. É preciso combater os pombos. Não para matar, mas para espantar, porque eles trazem doenças graves. Conheço pessoas que perderam quase 100% da visão por conta disso”, afirmou Rafael, ao justificar a urgência do tema.
O vereador Zé Augusto reforçou a denúncia, relatando que no Bairro Santo Antônio moradores reclamam que as aves chegam a dividir a água dos bebedouros com crianças. “Precisamos de uma providência imediata do Executivo, está ficando muito difícil”, disse.
A vereadora Silvana Storino também destacou a gravidade da situação e sugeriu medidas de prevenção, como a instalação de hastes que impeçam o pouso das aves em locais de grande circulação.
Parlamentares lembraram ainda que alguns prédios públicos, como o CEMAI do Matuto, já registram acúmulo de fezes nos telhados, aumentando a exposição a doenças. Segundo eles, as cobranças da comunidade têm sido frequentes, e a Câmara pretende levar as demandas ao Executivo para a adoção de medidas eficazes de controle.