Pacientes que aguardavam meses por consultas, exames e cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram alívio neste sábado (13) com o Mutirão Agora tem especialistas. A ação, realizada em 45 hospitais universitários da Rede Ebserh em todo o país, atendeu milhares de pessoas e ajudou a diminuir a fila de espera.
Em Belo Horizonte, o Hospital das Clínicas da UFMG realizou cerca de 230 procedimentos em um único dia, incluindo consultas de diferentes especialidades, exames de imagem e cirurgias. Entre os beneficiados, estão pessoas que aguardavam há mais de seis meses por exames de rotina ou diagnósticos importantes.
No total, foram mais de 29 mil atendimentos no Brasil, com a participação de mais de 3 mil profissionais de saúde. Em Minas Gerais, quatro hospitais se uniram ao esforço, somando mais de 2 mil procedimentos extras.
Além de beneficiar os pacientes, o mutirão também reforçou o papel dos hospitais universitários na formação de novos profissionais da saúde, permitindo que estudantes e residentes participassem ativamente da iniciativa.
Foto: Assessoria HC/UFMG – O Tempo