A indústria automotiva brasileira começa a dar os primeiros passos em direção a uma economia circular, e a reciclagem de veículos deve se tornar uma prática cada vez mais comum nos próximos anos. Atualmente, apenas 1,5% dos carros em fim de vida útil passam por processos formais de desmontagem e reaproveitamento de peças no país, mas o cenário promete mudar com novas iniciativas.
Um exemplo é o Circular Autopeças, inaugurado em agosto pela Stellantis em Osasco (SP). O espaço é o primeiro centro de desmontagem e reciclagem veicular de uma montadora na América do Sul. A instalação representa um marco no setor e mostra o quanto as grandes fabricantes já veem esse processo como estratégico.
Segundo a executiva global Laurence Hansen, vice-presidente sênior de Economia Circular da Stellantis, a América do Sul está entre as regiões mais atrasadas nessa agenda. A meta é expandir programas que incentivem o reaproveitamento de peças, a redução de resíduos e a diminuição do impacto ambiental da frota.
Além disso, o programa Mover, do governo federal, prevê incentivos tributários para empresas que investirem em reciclagem veicular, o que deve acelerar a adesão das montadoras e ampliar a participação dessa prática no mercado nacional.
📸 Foto: Divulgação / Stellantis
Fonte: Autoesporte