Os cuidados a se tomar ao apostar no campeonato brasileiro

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Brasileirão é um dos campeonatos mais complexos e competitivos do mundo. Apesar de haver alguns times que se destacam, a competição é muito difícil para todos os clubes – além de ter um calendário bastante exaustivo e uma duração muito grande, a diferença de nível não é tão alta e poucos jogos podem ser considerados fáceis.

Assim, ficar de olho nas escalações é sempre algo muito importante, mas também pode ser um desafio, especialmente no começo da competição. Com muitos times envolvidos em três ou até mesmo quatro campeonatos ao mesmo tempo, muitas vezes as equipes são forçadas a poupar jogadores – e mesmo isso pode ser algo imprevisível.

Adicionalmente, as distâncias também podem ser algo desafiador. Não chega a ser algo incomum uma equipe disputar um jogo no Sul do país, encarando temperaturas abaixo dos dez graus, para três dias depois estar no Nordeste, bastante acima dos trinta graus, o que cobra um preço ainda maior na parte física dos atletas.

E nós nem chegamos a falar ainda sobre as equipes em si. Por vezes, alguns times que estão na disputa do título podem ter grandes tropeços contra equipes que lutam contra o rebaixamento, de nível menor. Isso é algo bastante raro em competições europeias, mas nem tanto no brasileirão.

Por isso, antes de fazer suas apostas, também é importante que você acompanhe resultado dos jogos de ontem, pois é algo que poderá ajudar muito a entender o momento que cada equipe atravessa – e, num campeonato tão equilibrado, isso é algo de extrema importância.

Um outro erro que pode ser evitado é o de não olhar para outras competições. Com um calendário tão apertado, alguns times preferem priorizar campeonatos, em determinado momento – por exemplo, utilizando titulares em campeonatos internacionais e poupando jogadores no brasileirão.

As datas Fifa também desempenham papel importante, e não olhar para o rendimento das equipes após elas ainda é algo que deve ser evitado. Apesar de ser um momento onde os times tem uma pausa e uma rara oportunidade para treinar, muitas vezes as lesões continuam presentes, com alguns times sofrendo muitas baixas (e outros que conseguem aproveitar esses momentos para se recuperar).

Os clássicos também são um capítulo à parte, e outro erro nessa área é não olhar para o histórico dos times entre si. Muitas vezes, isso é até mais importante do que olhar apenas para o momento de cada equipe – existem alguns times, como por exemplo os do Sul, que utilizam seus rivais como régua para seu próprio desempenho.

Como pudemos ver, o campeonato brasileiro é cheio de detalhes que algumas outras competições não tem, sendo por isso muito diferente de outros campeonatos nacionais ao redor do mundo, e também é onde elencos são testados ao limite. 

Assim, é necessário ser detalhista antes de apostar nessa competição, onde muitas vezes o peso de uma camisa pode acabar não importando tanto e times mais organizados conseguem ter um destaque maior do que cifras e nomes muito badalados.

Encontre uma reportagem