Um surto de ciclosporíase, infecção causada pelo parasita Cyclospora, já contabiliza milhares de casos nos Estados Unidos e duas mortes confirmadas. A doença, conhecida como “diarreia explosiva”, tem levantado dúvidas sobre a possibilidade de chegar ao Brasil.
Segundo especialistas, o risco de disseminação para o país é considerado baixo. Isso porque a infecção não é transmitida de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre principalmente pelo consumo de água ou alimentos, como verduras e legumes, contaminados pelo parasita.
As autoridades norte-americanas investigam a relação do surto com alfaces produzidas no México e distribuídas por uma rede de restaurantes. No Brasil, já houve registros isolados da doença em anos anteriores, mas sem relação com o surto atual.
Entre os principais sintomas estão diarreia intensa, excesso de gases, náuseas, dor e distensão abdominal. O período de incubação varia de uma a duas semanas, e o tratamento é feito com antibióticos. Pessoas com baixa imunidade podem desenvolver quadros mais graves.
Foto: Pexels
Fonte: O TEMPO
















