fbpx

A conta da Copasa está alta? Hidrômetro foi lido errado? Veja o que fazer 

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma das contas que chega, mensalmente, na casa de milhares de belo-horizontinos é a de água da Copasa. Porém, alguns relatos que chegaram à Itatiaia afirmam que os valores estão vindo altos demais e que os funcionários não têm realizado a leitura diretamente dos hidrômetros. A Companhia informou que os casos estão sendo apurados e que o usuário pode fazer a medição através da “autoleitura.”

Uma das alternativas para evitar esse tipo de problema ou leitura errada é utilizar um serviço disponível pela empresa denominado autoleitura. Veja o passo a passo (abaixo). 

Uma das reclamações veio do bairro Santa Tereza, rua Formosa, região Leste de Belo Horizonte. A moradora relatou que em novembro do ano passado a Copasa não teria feito a leitura e enviou a conta pelo correio, alegando que o imóvel não foi localizado. Ainda, conforme a reclamação, a leiturista teria dito para a vizinha que eles iam em algumas casas e, em outras só faziam a média do consumo. “Isso está acontecendo de maneira recorrente.”

Outra reclamação, desta vez da avenida Central, bairro Copacabana, Região Metropolitana de Belo Horizonte, relata que um leiturista teria dito para a consumidora que a leitura foi terceirizada e que, por isso, “eles não estão fazendo a leitura direito mais”. A consumidora relata, ainda, que “tentou no disk da Copasa e não conseguiu resolver.”

A reportagem entrou em contato com a Copasa, sobre as reclamações, e aguarda posicionamento. 

Autoleitura

Uma das opções para evitar que o cliente tenha problemas na leitura dos hidrômetros é utilizar o serviço da Copasa denominado autoleitura, por meio da “Agência Virtual.” 

Para isso, o usuário pode usar o aplicativo da empresa, pelo celular, ou acessar diretamente pelo site da Copasa, clicar na aba “informar leitura” > informar dados pessoais > informar leitura > selecionar um identificador > anexar foto > enviar.

NOTA DA COPASA

A Copasa informa que serão enviados técnicos,aos três endereços mencionados para conferir as leituras e avaliar as condições dos hidrômetros e dos padrões.  

A Companhia reforça que as leituras dos hidrômetros são realizadas conforme calendário de faturamento, preferencialmente em dias úteis e horário comercial, mediante verificação mensal em cada imóvel da leitura atual, comparando-a com a leitura do mês anterior.  

Em situações em que os leituristas não têm acesso aos hidrômetros ou há inconsistência de dados por qualquer motivo, a fatura também é gerada, mas com base na média de consumo do cliente nos últimos 12 meses, conforme preconizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). Após computadas as leituras, as contas são encaminhadas para os respectivos endereços.    

Os fatores que podem levar a um aumento de valor das faturas são variados, entre eles um possível vazamento nas instalações internas (que podem, inclusive, estar ainda ocultos); mudança no perfil de utilização do imóvel ou do uso da água em determinado período; melhoria da micromedição (com instalação de hidrômetros mais eficientes); o período entre leitura, que conforme Arsae-MG, pode ter mínimo de 27 dias e o máximo de 34, etc. Essas situações também serão avaliadas pelas equipes que visitarão os imóveis e, caso identificada alguma inconsistência de leitura, as faturas serão recolhidas e retificadas. 

Além disso, a Copasa informa que, no final do ano passado, a Arsae-MG autorizou o reajuste de 15,7% de tarifas de água e esgoto em Minas Gerais. Os valores por faixa de consumo estão disponíveis no site da agência. As novas tarifas entraram em vigência a partir de 1º de janeiro de 2023.  

A Copasa orienta ainda que, nos casos em que o cliente tiver qualquer questionamento a respeito de seu consumo, fatura mensal ou procedimentos para a auto leitura, basta entrar em contato com a Companhia por meio dos canais de relacionamento para uma avaliação individualizada. O contato pode ser feito preferencialmente pelo webchat disponível no site www.copasa.com.br e pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Caso necessário, nossa fonte está à disposição para conceder entrevista. É só nos avisar com antecedência

Fonte: Itatiaia.

Encontre uma reportagem