fbpx

Academia do Skate oferece aulas gratuitas de skate na Esplanada do Mineirão

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os equipamentos de segurança exigidos para a aula de iniciação esportiva do projeto Academia do Skate agora incluem a máscara e uma touca descartável sob o capacete. Estas são algumas das diversas medidas de segurança que a pandemia de Covid-19 trouxe para a rotina do projeto social realizado pela Associação Natividade desde 2017 e que já atendeu mais de 34 mil pessoas em Minas Gerais.

Depois de um ano e meio paralisado por causa da pandemia, o Academia do Skate retornou na última sexta-feira, 2 de julho, na Esplanada do Mineirão, onde a mini-ramp itinerante foi montada entre os portões B e C. É a primeira vez que a pista que fez sucesso circulando por shoppings centers está em uma área de parque, inaugurando uma nova etapa do projeto, que agora irá rodar também por parques e praças da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A próxima etapa deve acontecer em Itabirito, ainda este ano.

As aulas de iniciação em skate são abertas para pessoas de todas as idades. Para participar, os interessados podem se inscrever no próprio local ou já levar preenchida e impressa a ficha de inscrição disponível no site natividade.esp.br. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis nesta ficha de inscrição.

É tempo de cuidar da nossa saúde

Esportes individuais como o skate tiveram um grande crescimento desde o início da pandemia, explicou o mestre em Educação Física e dirigente da Natividade, Rafael Diniz, uma vez que trazem benefícios para a saúde física e mental, a prática acontece ao ar livre, sem aglomeração e contato físico. Antes da pandemia, em 2019, o Brasil contava com 8,7 milhões de skatistas, segundo pesquisa da Datafolha encomendada pala Confederação Brasileira de Skate (CBSk)

O projeto Academia do Skate recebeu muitos pedidos de retorno das atividades. Durante o tempo paralisado, a equipe do projeto dedicou-se a estudar e estruturar os protocolos de higiene e segurança para garantir o retorno das atividades de forma segura para praticantes e monitores.

Cuidado contra a Covid-19 é prioridade

O projeto retornou com um controle do fluxo de praticantes. A entrada é permitida mediante aferição da temperatura corporal e existe uma limitação de participantes de acordo com o espaço. Os alunos com temperatura corporal acima de 37,8ºC são impedidos de participar das atividades e orientados a procurarem a unidade de saúde mais próxima para fazer uma avaliação mais detalhada.

Aqueles que tiverem a temperatura abaixo de 37,8ºC são autorizados após preencherem uma ficha com identificação e responderem questões de verificação de risco de contaminação referentes aos últimos sete dias. Durante todo o tempo de atividade é fornecido álcool em gel 70% para higienização das mãos, o uso de máscara é obrigatório tanto para alunos, quanto para os instrutores, que, além de máscaras, também utilizam proteção facial do tipo face shield e luvas descartáveis, que são substituídas a cada troca de aluno.

Os participantes também recebem uma touca descartável para ser usada sob o capacete e são orientados sobre as condutas de higiene. Após a aula, eles são liberados em fila, mantendo o distanciamento de dois metros. Ao final de cada aula, os capacetes e demais equipamentos são desinfetados. Os profissionais passaram por uma capacitação para assimilarem todos os protocolos e condutas de higiene. A cada 1h30, as atividades são paralisadas para higienização da pista e arena.

Skate nas Olimpíadas

De esporte marginalizado a esporte olímpico, o skate estreia este ano nas Olimpíadas de Tóquio nas modalidades street e park. O Brasil ocupou as 12 vagas que tem disponíveis para o país, sendo 6 atletas na modalidade park (três mulheres e três homens) e 6 na modalidade street (três mulheres e três homens). As provas de skate nas Olimpíadas acontecem a partir do dia 25 de julho e vão até 5 de agosto.

Inspirados pela competição olímpica, o projeto Academia do Skate a cada etapa promove um campeonato interno aberto a todos os participantes. A previsão é que o nosso próximo campeonato aconteça no dia 28 de agosto. A inscrição para a competição acontece no site do projeto (natividade.esp.br).

Serviço:

Academia do Skate é um projeto social realizado pela Associação Natividade e conta com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Horários de funcionamento

Quarta a sexta-feira, das 17h às 22h.

Sábado e domingo, das 8h30 às 14h30 e das 16h às 21h.

Encontre uma reportagem