No Museu Peter Lund, localizado em Lagoa Santa, Grande Belo Horizonte, estão expostos 82 fósseis de animais da Era do Gelo, incluindo preguiças gigantes e tigres dente-de-sabre, além de fósseis humanos com mais de 10 mil anos. O acervo, descoberto pelo naturalista dinamarquês Peter Lund no século XIX, é alvo de disputa entre Brasil e Dinamarca.
Em 2012, as peças foram emprestadas pelo Museu da Dinamarca para a inauguração do museu brasileiro, mas não foram devolvidas após o prazo de três anos. Em janeiro deste ano, a Dinamarca reivindicou a devolução, enquanto pesquisadores brasileiros defendem que o acervo permaneça no Brasil, dado seu valor histórico e científico para o país.
Os fósseis humanos expostos no museu são originários da Lapa Vermelha, mesmo sítio arqueológico onde foi encontrado o crânio de “Luzia”, o fóssil humano mais antigo das Américas. O trabalho de Peter Lund ajudou a refutar teorias científicas da época, como a de Georges Cuvier, que acreditava que o ser humano surgiu após um evento cataclísmico.
Fonte da matéria: g1 Minas
Fonte da foto: Ana Carolina Ferreira