quinta-feira, 28 de março de 2024

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Acesso à Carteira do Artesão passa a ser on-line

Por Dentro De Tudo:

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A Carteira Nacional do Artesão já pode ser solicitada de forma digital. A partir de agora, após o cadastro realizado via governo federal, é possível realizar todo o trâmite na web, por meio da Diretoria de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) do governo estadual. A iniciativa inclui todo o atendimento, que vai do cadastramento à prova de habilidadades.

A mudança do processo de presencial para on-line garante os direitos dos artesãos, que continuam demandando o documento durante a quarentena imposta pelo coronavírus. 

A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal. Os portadores têm acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pela Sede e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), bem como as ações dos Serviços em Inovação e Tecnologia (SebraeTec).

Formalização

Para iniciar o processo de formalização da atividade, os profissionais precisam  acessar o site do Artesanato Brasileiro e seguir as etapas do pré-cadastro. Em sequência, o inscrito receberá contato do servidor da Diretoria de Artesanato e o agendamento para realizar a demonstração da habilidade manual on-line.

Além de fazer a solicitação na plataforma do governo federal, o artesão também poderá tirar dúvidas ou agendar horário por meio do WhatsApp (31) 98414-7223 ou no e-mail: [email protected]. A facilidade do cadastro manterá todo o rigor que a avaliação necessita para seguir as regras de avaliação presentes na Portaria nº 1.007-SEI, de 2018.

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