Começa nesta segunda-feira (14) a campanha “Um Dia a Mais”, uma iniciativa que transforma a dor dos acidentes de trabalho em música para sensibilizar a sociedade. Criada pelos idealizadores do Siclope — software voltado à segurança do trabalho —, a campanha propõe um novo olhar sobre um tema urgente: no Brasil, uma pessoa morre a cada três horas e meia enquanto trabalha. Entre 2012 e 2024, foram 8,8 milhões de acidentes registrados e quase 32 mil mortes, segundo o SmartLab.
O projeto tem como protagonista o personagem Edilson, que perdeu a vida em um acidente de trabalho. Em um videoclipe, ele narra a dor de não ter mais tempo com sua esposa e filho, trazendo à tona o impacto humano dessas tragédias. A música, composta por Bruno do Val, diretor de marketing do Siclope, busca tocar corações onde números não alcançam.
“O objetivo é provocar reflexão e empatia, mostrando o que está por trás das estatísticas”, afirma Edmar Rezende, CEO da empresa. A campanha está disponível gratuitamente para empresas e pessoas físicas que queiram usá-la em ações de prevenção.
O impacto emocional da campanha tem mobilizado instituições. A empresa Solví, com 13 mil colaboradores, já confirmou a inclusão do clipe em sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) em agosto.
Histórias reais reforçam a mensagem
Douglas da Guarda, que perdeu a mão aos 14 anos em uma indústria de papel em Divinópolis, hoje é palestrante em segurança do trabalho. “Ter sobrevivido me deu mais um dia. E contar minha história ajuda a evitar que outros passem pelo que eu passei”, afirma.
Rodrigo Vaz, auditor-fiscal do Ministério do Trabalho, relata a emoção ao ver a campanha: “Ela retrata o que vivenciamos em muitos lares brasileiros. A música, combinada com a história, traz uma força única na conscientização”.
Fonte: O Tempo — Foto: Reprodução / Campanha Um Dia a Mais / YouTube
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