Adicionar sal às refeições direto ao prato na mesa está ligado a uma morte mais precoce, de acordo com um estudo do European Heart Journal. Os pesquisadores descobriram que sempre adicionar sal à comida reduz em mais de dois anos a expectativa de vida para homens e um ano e meio para mulheres. Isso não inclui tempero durante o processo de cozimento.
O foi feito com 500 mil britânicos, e não descartou definitivamente outros fatores, como o consumo de sal ser um substituto para um estilo de vida geralmente menos saudável. Mas a equipe por trás do trabalho disse que as evidências são convincentes o suficiente para que as pessoas considerem evitar temperar suas refeições.
“Que eu saiba, nosso estudo é o primeiro a avaliar a relação entre a adição de sal aos alimentos e a morte prematura”, disse o professor Lu Qi, da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, que liderou o trabalho ao The Guardian.
“Mesmo uma redução modesta na ingestão de sódio, adicionando menos ou nenhum sal aos alimentos à mesa, provavelmente resultará em benefícios substanciais para a saúde, especialmente quando alcançado na população em geral”.
Difícil de rastrear
Os participantes que estiveram no estudo do Biobank do Reino Unido, foram acompanhados por uma média de nove anos. Ao ingressar no estudo entre 2006 e 2010, eles foram questionados, por meio de um questionário touchscreen, se adicionavam sal aos alimentos e com que frequência o faziam.
A ingestão de sal é difícil de rastrear com precisão porque muitos alimentos processados contêm altos níveis de sal e a medição direta por testes de urina não fornece necessariamente um instantâneo indicativo da ingestão geral.
Aproximadamente 70% da ingestão de sódio nas populações ocidentais vem de alimentos processados e preparados, com 8-20% derivados do sal adicionado à mesa. No entanto, adicionar sal é um indicador muito bom da preferência de uma pessoa por alimentos com sabor salgado, então a equipe concentrou sua análise nessa medida.
Mais chances de morrer
Em comparação com aqueles que nunca ou raramente adicionavam sal, aqueles que sempre temperavam seus alimentos tinham um risco 28% maior de morrer prematuramente. Aos 50 anos, homens e mulheres que sempre adicionavam sal tinham uma expectativa de vida 2,3 anos e 1,5 anos menor, respectivamente.
Outros fatores que podem afetar os resultados, incluindo idade, sexo, etnia, privação, índice de massa corporal, tabagismo, ingestão de álcool, atividade física, dieta e condições médicas, como diabetes, câncer e doenças cardíacas, foram contabilizados.
O post Adicionar sal direto ao prato pode reduzir cerca de 2,3 anos de vida, diz estudo apareceu primeiro em BHAZ.