Um jovem talento de Pedro Leopoldo está fazendo história no voleibol. Miguel Marcasso, de 13 anos, morador do bairro Triângulo, tem se destacado no time de vôlei do Minas, categoria sub-15, em Belo Horizonte. Aluno do 7º ano da Escola Municipal José Elias da Costa, no bairro Santo Antônio, Miguel recentemente conquistou a Socal Cup em Los Angeles, um dos torneios mais importantes da Califórnia para sua faixa etária, que reuniu várias equipes.
Segundo Marcelo Mello, técnico do Minas, “O viés é formar atletas para a equipe de ponta, que são aqueles meninos que não vão jogar na equipe principal, mas vão conseguir fazer uma faculdade e jogar vôlei, seja nos Estados Unidos ou no Canadá.”
A História de Miguel
Orgulhosa, Tamara Florido, mãe de Miguel, compartilhou como a família chegou a Pedro Leopoldo. Naturais de São Carlos, no interior de São Paulo, mudaram-se para a cidade há dois anos devido ao trabalho do marido. “Nós moramos em várias cidades antes de nos fixarmos aqui. Em 2023, quando chegamos a Pedro Leopoldo, procuramos algum esporte para nossos filhos. Miguel e sua irmã Clara já jogavam vôlei em Brasília, onde morávamos anteriormente. Encontramos o projeto de vôlei Neo PL do Marcelo, e ele logo encaminhou Miguel para o Minas devido ao seu potencial,” explicou Tamara.
Miguel foi aprovado após um teste no Minas e, desde o início de 2023, joga na equipe. Além do vôlei, Miguel também se destaca no handebol.
O Orgulho da Escola
Na Escola Municipal José Elias da Costa, no bairro Santo Antônio, os profissionais estão orgulhosos do desempenho de Miguel. A pedagoga de Projetos, Heloísa Gomes, relatou que Miguel chegou à escola em 2023, triste e desmotivado. “A família confiou no nosso trabalho. Resgatamos a autoestima do aluno e atendemos suas necessidades educacionais. Hoje, ele é feliz, participativo, reservado e educado,” destacou.
As equipes retornaram dos Estados Unidos no último domingo.