A FAB (Força Aérea Brasileira) abriu inscrição para o Serviço Militar Voluntário, ingressando como 3º Sargento da Força Aérea Brasileira. São 500 vagas para pessoas de até 40 anos. As inscrições estão abertas e vão até o dia 24 de novembro. Veja mais sobre a oportunidade abaixo.
Remuneração e Tempo de serviço
Embora seja um serviço voluntário, o solto para terceiro-sargento é de R$ 3.825. Entretanto, com o adicional, a remuneração bruta fica em torno de R$ 5 mil. Esse valor é tabelado pelas Forças Armadas Brasileiras (Marinha Brasileira – MB; Exército Brasileiro – EB; Forças Aéreas Brasileiras – FAB).
A oportunidade é prevista como Serviço Militar Voluntário porque não se trata de um concurso público militar. A seleção é feita a partir de candidatos que se voluntariaram para o cargo, que tem permanência máxima de oito anos. Dessa forma, o voluntário passa a ser um militar temporário, isso significa que ele não tem vínculo permanente com a instituição.
Como entrar na FAB sem concurso?
O processo seletivo da FAB está sendo direcionado para profissionais de nível médio. Mas vale ressaltar que os selecionados serão lotados em Organizações Militares da FAB. O estado de São Paulo deve receber os selecionados nas bases de Guaratinguetá, Guarujá, Pirassununga e São José dos Campos. Já as cidades de Minas Gerais são: Barbacena, Confins, Juiz de Fora e Lagoa Santa. Anápolis é a única cidade de Goiás a receber voluntários.
Veja, abaixo, a lista de oportunidades de acordo com as áreas de formação:
- Administração;
- Comunicações;
- Desenho;
- Eletricidade;
- Enfermagem;
- Eletromecânica;
- Eletrônica;
- Informática;
- Laboratório;
- Logística;
- Mecânica de Aeronaves;
- Metalurgia;
- Música;
- Nutrição e Dietética;
- Obras;
- Produção de Áudio e Vídeo;
- Processos Fotográficos;
- Radiologia;
- Saúde Bucal;
- Topografia.
Além disso, alguns requisitos são necessários para se voluntariar, como: ser brasileiro, ter até 40 anos de idade até a data da sua incorporação e possuir os Requisitos Específicos exigidos para a área profissional pretendida. Além disso, o candidato não pode estar respondendo, na data prevista para a incorporação, a processo criminal na Justiça militar ou Comum.
Esses são apenas alguns dos requisitos. Para saber mais, basta acessar o edital.