A Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi ou “Praça do Avião” vem chamando a atenção de quem passa pelo local em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. O avião foi doado e montado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS).
Isso porque o espaço, inaugurado recentemente, conta com uma aeronave T-25 desativada pela Força Aérea Brasileira (FAB), de matrícula 1854. A montagem do monumento ocorreu de 17 a 21 de maio .
Antes de ser fixada na praça, a aeronave, que pesa duas toneladas, recebeu nova pintura e adaptações necessárias na fuselagem. Militares de diversos setores do PAMA-LS contribuíram para a realização da tarefa, sob a coordenação da Assessoria de Alienação.
Executaram o trabalho de montagem da aeronave os Suboficiais Alexandre Pinto da Silva e André Vinhas Aguiar e os Sargentos Fábio Barbosa Moraes e Fábio Mendes Metzker.
“Os militares da equipe de montagem mostraram muito profissionalismo, determinação e zelo no cumprimento da missão, elevando o nome do PAMA-LS no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER)”, destacou o Chefe da Assessoria de Alienação do PAMA-LS, Tenente-Coronel Especialista em Suprimentos Gutemberg dos Santos Silva.
Uma homenagem ao antigo aeroporto
A inauguração da praça fez parte das comemorações de 151 anos da cidade de Tubarão. Como o antigo aeroporto do município funcionou no espaço onde está a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva entre as décadas de 1950 e 1970, a proposta de construção da praça surgiu como uma forma de manter viva a memória de uma importante época do crescimento da cidade-azul.
“Muitos jovens não sabem ou custam a acreditar que aqui havia um aeroporto que ligava Tubarão a outras cidades e estados, e essa parte importante da história tubaronense não pode se perder. Essa praça chega para cumprir essa missão”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.
O avião foi doado pela FAB, com o apoio do deputado federal Coronel Armando. O pedestal que serve de suporte à aeronave recebeu o nome de Arthur Pansera Demétrio, em homenagem ao piloto tubaronense que faleceu, aos 22 anos, em um acidente aéreo, em 2014.