Já pensou em participar de uma peça de teatro no escuro? Essa é a proposta do espetáculo “Teatro Cego – Um outro olhar”, interpretado por atores e atrizes com deficiência visual que, por meio da arte, provoca o público a vivenciar a experiência através dos outros sentidos, como olfato, audição, tato e paladar. Depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, o Teatro Cego chega à capital mineira com apoio do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Idealizado e realizado pela C-Três Projetos Culturais em parceria com a ONG Cabelegria, o Teatro Cego contará, ao longo de todo o ano, com 60 apresentações totalmente gratuitas em parceria com os hospitais do Câncer das capitais por onde a temporada passará: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e, agora, Belo Horizonte.
“Convidamos a todos a conferir a peça teatral que estará em cartaz no Palácio das Artes. Trata-se de uma experiência única que convida a vivenciar o lugar das pessoas com deficiência visual e, assim, gerar conscientização e mais empatia em nossa sociedade”, diz Kleber Meira, CEO da BH Airport.
Sobre o espetáculo
O espetáculo conta a história de uma empregada doméstica e sua patroa que passam ao mesmo tempo por um tratamento de câncer. A relação entre elas retrata as diferentes posturas e dificuldades que pessoas de classes sociais distintas têm diante desse desafio. Apesar do tema delicado, a trama é recheada de humor e sensibilidade, que o público poderá conferir no Teatro Jorge Amado.
Ao término de cada apresentação, a audiência é convidada a conhecer o caminhão da ONG Cabelegria. Quem desejar, poderá cortar e doar o cabelo para a confecção de perucas que serão doadas a pacientes em processo de quimioterapia. Haverá também perucas já prontas para doação.
O Teatro Cego atende às normas de segurança necessárias em relação à Covid-19, vigentes em cada capital. De toda maneira, o público pode esperar muita emoção e uma experiência única e marcante.
Serviço
“Teatro Cego – Um outro olhar”
Espetáculo: 4 de maio a 7 de maio – 2 sessões (18h e 20h); 08 de maio – 2 sessões (17h e 19h).
Local: Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte.
Horários de atendimento da Cabelegria: de 4 a 7 de maio, das 17h às 20h; dia 08 de maio, das 16h às 19h.
Observação: ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes de cada espetáculo por ordem de chegada. 30% dos ingressos – de cada apresentação – são destinados para as entidades e hospitais envolvidos com o tratamento de pessoas com câncer.