sábado, 24 de fevereiro de 2024

Contato

Afogamentos no Carnaval: Cinco morrem em Minas Gerais e bombeiros fazem alerta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O período de Carnaval anima foliões em todo o Brasil, mas também é preciso redobrar a atenção, principalmente quanto à segurança em rios, represas e cachoeiras. Neste ano, Minas Gerais contabiliza cinco mortos durante a folia e o Corpo de Bombeiros do estado alerta que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e mortes por afogamento.

De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, as cinco mortes por afogamento durante o Carnaval deste ano em Minas Gerais são de homens. Dois deles ainda não foram identificados e os outros três têm 55, 59 e 60 anos.

Buscas ainda são realizadas na cidade de Belo Oriente, região do Vale do Rio Doce, para encontrar a vítima de 59 anos. Já nesta segunda-feira (12), os bombeiros darão início às buscas por outro homem que se afogou em Fronteira, no Triângulo Mineiro, e ainda não foi identificado.

Veja abaixo a parcial dos afogamentos em Minas Gerais neste Carnaval:

10/02 – Belo Oriente – Vítima masculina, 59 anos, Buscas em andamento;

10/02 – Monjolos – vítima masculina, 55 anos. Buscas finalizadas;

10/02 – Betim – vítima masculina, 60 anos. Buscas finalizadas;

11/02 – Leopoldina – vítima masculina – idade não identificada. Buscas finalizadas.

11/02 – Fronteira – vítima do sexo M – idade não Identificada – Buscas se iniciarão nesta segunda.

Alertas

O Corpo de Bombeiros explica que o desconhecimento de banhistas a respeito dos lugares para nadar representa grande risco, principalmente para aqueles que costumam saltar de locais elevados e confiam, além da conta, na habilidade de nadar.

Veja abaixo dicas de prevenção para evitar afogamentos:

Dicas

Escolha do local para nadar

Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe.Não ultrapasse faixas e placas de avisos.Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas.Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.

Mudança de comportamentos

Evite nadar sozinho;Não tome bebida alcóolica antes de entrar na água;Não se afaste da margem;Não salte de locais elevados para dentro da água;Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;Evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”);Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;Não abuse se aventurando perigosamente;Não deixe as crianças sozinhas;Evite navegar com carga em excesso;Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.

O post Afogamentos no Carnaval: Cinco morrem em Minas Gerais e bombeiros fazem alerta apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.