Agosto Azul e Vermelho reforça cuidados com a saúde cardiovascular

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A campanha Agosto Azul e Vermelho, iniciada em 2021, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da circulação sanguínea e prevenir doenças cardiovasculares graves, como trombose, varizes, acidente vascular cerebral, linfedema, pé diabético e aneurisma da aorta abdominal, responsáveis por cerca de 30% das mortes no Brasil.

Bruno Naves, angiologista e coordenador do Hospital Madre Teresa, destaca que o cigarro continua sendo o principal fator de risco para doenças vasculares. Ele reforça a importância de fortalecer as pernas, especialmente a panturrilha, considerada o “coração venoso periférico”, e praticar caminhadas para estimular a circulação arterial.

Entre os sinais de alerta estão varizes, inchaço, pele ressecada, coceira e dor ao caminhar em trajetos íngremes. A prevenção envolve hábitos saudáveis, como alimentação rica em verduras, frutas e fibras, prática regular de exercícios, sono de qualidade e controle do estresse.

Nos tratamentos, há desde cirurgias convencionais e a laser, escleroterapia, até angioplastia com stent para casos arteriais. No entanto, o especialista reforça que o foco deve ser na prevenção e no estilo de vida saudável.

Encontre uma reportagem