De janeiro a novembro deste ano, o agronegócio de Minas Gerais alcançou R$ 171,8 bilhões em Valor Bruto da Produção (VBP) e US$ 18,1 bilhões em exportações, superando todo o resultado de 2024. O valor obtido com as vendas externas é o maior já registrado na história do estado.
No período, o VBP da agropecuária mineira cresceu 15,2% em relação ao ano passado. O desempenho foi impulsionado principalmente pela alta de 17,1% dos produtos agrícolas, enquanto a pecuária avançou 11,9%. Os dados foram apresentados pelo Sistema Faemg Senar em coletiva realizada nesta terça-feira (16).
Em relação ao comércio exterior, o setor exportou 15,23 milhões de toneladas de produtos para 177 países, com expansão das vendas para a União Europeia, Ásia, América do Sul e Oriente Médio. Mesmo com uma queda de 6,6% no volume exportado, a receita cresceu quase 13%, refletindo a valorização dos produtos.
As exportações do agronegócio responderam por 43,7% das vendas externas totais de Minas Gerais entre janeiro e novembro, mantendo o estado como o terceiro maior exportador do Brasil, com 11,7% de participação no total nacional.
Crédito da matéria: O Tempo
Crédito da foto: Alexandre Soares / Emater-MG
















