Mais de R$ 9,1 bilhões seguem disponíveis para saque em instituições financeiras, segundo balanço recente do Banco Central. Esses valores são referentes a recursos esquecidos por pessoas físicas, jurídicas e até mesmo falecidas, e estão disponíveis no Sistema Valores a Receber.
Mesmo com a previsão inicial de encerramento em outubro de 2024, o Ministério da Fazenda afirma que o resgate ainda pode ser feito, sem prazo determinado. A única forma de consulta é por meio do site oficial do Banco Central (valoresareceber.bcb.gov.br). Para ter acesso, é necessário possuir conta gov.br com nível prata ou ouro.
O sistema exige uma chave PIX para devolução dos valores. Caso o usuário não tenha uma chave, deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira ou cadastrar uma e retornar ao site. No caso de pessoas falecidas, apenas herdeiros ou representantes legais podem acessar os dados, mediante termo de responsabilidade.
Desde fevereiro, a segurança do sistema foi reforçada com autenticação em duas etapas via aplicativo gov.br, exigindo validação facial e geração de código de acesso.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Fonte: Banco Central / g1
#valoresareceber #dinheiroesquecido #bancocentral #economia #direitodosconsumidores #finançaspessoais