Apresentação na Praça da Liberdade acontece neste sábado, dia 27 de julho e celebra os 25 anos da Orquestra
Depois do sucesso absoluto em Ouro Preto, onde reuniu mais de 40 mil pessoas na Praça Tiradentes, o concerto Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto chega a Belo Horizonte. A apresentação gratuita será no dia 27 de julho, às 18h, na Praça da Liberdade, um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital mineira.
Com patrocínio da SulAmérica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, o concerto revisita a obra do cantor pernambucano em arranjos assinados por Mateus Freire, com regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, clássicos como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Girassol” e “Como Dois Animais” ganham novas cores ao serem interpretados por uma das orquestras mais queridas do país.
“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra.
Alceu também celebra o reencontro com sua própria obra. “A cada apresentação com a Orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a Orquestra é como o nirvana para mim”, afirma.
A parceria entre Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto teve início em 2012 e se consolidou com os álbuns Valencianas (2014) e Valencianas II (2022). Em 2025, o projeto ganhou ainda mais notoriedade internacional com uma bem-sucedida turnê europeia que passou por sete cidades, incluindo Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim, com ingressos esgotados e excelente recepção de público e crítica.
A apresentação em Belo Horizonte reforça o compromisso da Orquestra em democratizar o acesso à música de concerto e dialogar com o patrimônio histórico e cultural das cidades por onde passa. O concerto também integra as comemorações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto, que em 2025 realiza uma série de ações e apresentações no Brasil e no exterior.
A SulAmérica é patrocinadora da Orquestra Ouro Preto desde 2017, fortalecendo ao longo dos anos uma parceria comprometida com a promoção da cultura e do bem-estar. Em 2025, a seguradora já levou a Orquestra a Curitiba, em junho, ao lado de Vanessa da Mata, e ao Rio de Janeiro, em julho, com Duda Beat. Para setembro, prepara uma surpresa especial no Parque Ibirapuera, em São Paulo, reunindo Diogo Nogueira, Carlinhos Brown e a Orquestra Ouro Preto em um espetáculo vibrante, aberto ao público.
Para Raquel Reis, CEO da SulAmérica, apoiar o projeto é uma forma de promover bem-estar por meio da cultura. “Acreditamos que a saúde integral passa também pela arte, pela emoção e pelo encontro. É uma grande alegria proporcionar um espetáculo dessa magnitude, de forma gratuita, para a população de Belo Horizonte. A música de Alceu Valença, somada à excelência da Orquestra Ouro Preto, oferece um momento de celebração coletiva, tão importante para o equilíbrio e a felicidade das pessoas.”
O concerto tem a produção cultural da Palco, da Tropicana e do Instituto Ouro Preto. Os arranjos são de Mateus Freire, direção de cena de Paulo Rogério Lage e regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo.
Serviço
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Data: 27 de julho de 2025 – sábado
Horário: 18h
Local: Praça da Liberdade
Ingressos: Evento gratuito em praça pública
Mais informações: www.orquestraouropreto.com.br