Além de Pedro Leopoldo, outras 5 cidades de Minas decretam emergência em saúde pública por aumento de casos respiratórios

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Devido à alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e doenças virais como influenza A e vírus sincicial respiratório, seis cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência em saúde pública. A decisão visa evitar a sobrecarga nas unidades de saúde.

O governo de Minas também decretou estado de emergência por 180 dias e ativou o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE-Minas-SRAG) para coordenar as ações de enfrentamento à crise.

Em Belo Horizonte, que publicou o decreto no dia 30 de abril, os atendimentos por SRAG subiram 49% em abril em comparação com março. A prefeitura abriu 30 novos leitos pediátricos para atender à demanda, principalmente de crianças de até quatro anos.

Municípios que decretaram emergência em saúde pública até o momento:

  • Belo Horizonte
  • Betim
  • Conselheiro Lafaiete
  • Contagem
  • Pedro Leopoldo
  • Santa Luzia

As prefeituras justificam a medida pelo aumento abrupto na demanda por atendimentos respiratórios, o que ameaça causar desassistência nas unidades de saúde.

Encontre uma reportagem