O Brasil deve registrar 625 mil novos casos de câncer neste ano, conforme estimativa do Inca, o Instituto Nacional de Câncer. A doença ocupa o segundo lugar na lista das enfermidades que mais matam no Brasil. Com números tão expressivos, se faz cada vez mais necessário campanhas que visam informar e conscientizar a população da gravidade da doença. E nessa luta as cores se tornaram aliadas da prevenção.
As cores foram adotadas nas campanhas de prevenção. “A campanha de cores teve início na saúde, primeiramente com o outubro rosa que ocorre há mais de 20 anos a fim de alertar sobre o câncer de mama. As campanhas foram crescendo e foram adicionando mais cores e criando campanhas mensais para determinadas doenças. Hoje, o Ministério da Saúde possui aproximadamente 85 campanhas que são realizadas ao longo do ano para a conscientização de doenças”. A especialista em terapia intensiva adulto destaca, ainda, os benefícios que as cores trazem para a saúde. “Elas são fundamentais em nossas vidas, com suas tonalidades e intensidades que são curativas e relaxantes. Elas têm a capacidade de despertar sentimentos como calma e felicidade”.
Neste mês e no próximo, as campanhas de prevenção aos cânceres de mama e próstata ganham notoriedade com o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Fernanda Savoi defende que falar sobre essas doenças é fundamental para obter bons resultados no tratamento. “É importante falar sobre elas pois a detecção precoce é fator decisivo para um bom tratamento e recuperação. Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas essenciais para a promoção da qualidade de vida da população, por meio da conscientização das pessoas acerca dos dois principais tipos de cânceres que acometem homens e mulheres”, destaca a docente.
O Brasil deve registrar mais de 66 mil novos casos de câncer de mama neste ano, segundo o Inca. Ele é o tumor mais frequente em mulheres em todo o mundo. Apesar dos altos índices, a sociedade ainda nutri certo tabu para falar sobre ele. “A mulher, apesar de procurar com mais frequência a atenção à saúde, possui resistência aos aspectos relacionados à mama, uma vez que envolve falar de sua sexualidade e feminilidade, além de mutilações historicamente exemplificadas nos primeiros diagnósticos”, explica Fernanda Savoi. Com a pandemia, o mundo registrou queda no número mamografias como exame preventivo. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) registrou apenas 1,1 milhão de exames pelo SUS no primeiro semestre de 2020, percentual que representa uma queda de 45% em comparação ao mesmo período de 2019.
Já sobre a saúde do homem, a enfermeira conta que é preciso trabalhar para desmistificar algumas crenças. “Com relação ao câncer de próstata, culturalmente o homem possui muita resistência em procurar um serviço de saúde para o autocuidado, além do exame físico (toque retal) de alguma forma mexer com o indivíduo em relação a sua masculinidade”. O Inca aponta que o tumor é o mais comum entre a população masculina e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.
Abaixo, confira o calendário de cores de algumas campanhas de prevenção que são realizadas ao longo do ano:
Prevenção ao câncer
• Fevereiro Laranja: leucemia
• Março Lilás: câncer do colo do útero
• Março Azul-marinho: câncer colorretal
• Julho Verde: câncer de cabeça e pescoço
• Julho Amarelo: câncer ósseo e hepatites virais
• Setembro Verde: câncer de intestino
• Setembro Dourado: câncer infanto-juvenil
• Outubro Rosa: câncer de mama
• Novembro Azul: câncer de próstata
• Dezembro laranja: câncer de pele
Outras prevenções e conscientizações
• Janeiro Branco: saúde mental
• Fevereiro Roxo: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer
• Abril Azul: autismo
• Maio Amarelo: acidentes de trânsito
• Junho Vermelho: doação de sangue
• Agosto Laranja: esclerose múltipla
• Agosto Dourado: aleitamento materno
• Setembro Amarelo: suicídio
• Dezembro Vermelho: HIV