O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para Sete Lagoas e outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O aviso, válido entre os dias 7 e 8 de setembro de 2025, aponta para a possibilidade de baixa umidade do ar, podendo ficar abaixo de 30%, índice considerado inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A condição climática aumenta o risco de incêndios florestais e pode causar problemas respiratórios, como irritação nos olhos, boca seca e desconforto físico. O alerta também vale para outras cidades da região, incluindo Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Alvorada de Minas, Esmeraldas, Fortuna de Minas, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Inhaúma, Jequitibá, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Funilândia, Onça de Pitangui, Prudente de Morais, Pequi, Pitangui, Rio Vermelho, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Ferros, Jaboticatubas, Maravilhas, Matozinhos, Morro do Pilar, Papagaios, São José da Varginha, Santana do Riacho, Santana de Pirapama e Serra Azul de Minas.
A Defesa Civil recomenda que a população beba bastante água mesmo sem sede, evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 17h), não faça queimadas, mantenha os ambientes ventilados e utilize umidificadores ou recipientes com água para melhorar a umidade do ar dentro de casa.
Em caso de dificuldades respiratórias, a orientação é procurar atendimento médico. Em situações de incêndio em áreas de vegetação, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199). Para problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica, o contato deve ser feito com a Cemig pelo telefone 116.
📷 Foto: Freepik / Divulgação