Minas Gerais tem 745 cidades em alerta para chuvas até às 12h deste sábado (20 de janeiro), segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O número representa 87% do Estado. São dois alertas diferentes: um para chuvas intensas e outro para perigo de tempestade com queda de granizo.
De acordo com o Inmet, o alerta amarelo é válido para 353 municípios mineiros. A previsão é para chuvas de até 30 mm/h ou 50mm/dia com ventos intensos de até 60 km/h. Se o alerta se realizar, será como se 30 litros de água caíssem em cada m² das áreas afetadas. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, informou o Inmet.
Já o segundo alerta é vermelho e indica perigo. São 392 cidades de Minas Gerais inclusas, incluindo a capital Belo Horizonte e a região metropolitana. A previsão indica chuvas de até 60 mm/h ou 100mm/dia com queda de granizo, o que é considerado “chuva violenta”. É esperada, também, uma ventania de até 100 km/h. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos”, informou o Inmet.
Orientações durante a chuva:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: O Tempo.

















