O Banco Central criou uma nova ferramenta para proteger os brasileiros contra golpes no PIX. Bancos também serão punidos em caso de descumprimento das regras relacionadas às chaves. Conheça agora essa novidade.
Alerta de golpe: brasileiros são surpreendidos com anúncio do Banco Central sobre o Pix;
veja a novidade
Com o sucesso que é o PIX, muitos golpes acabaram surgindo relacionados à esse meio de pagamento. Para proteger os usuários o Banco Central criou o alerta de golpe, sistema que será obrigatório para todos os bancos.
A medida surgiu a partir de uma sugestão do grupo de segurança do Fórum Pix, na última semana.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, ensina como recuperar PIX feito errado, confira:
Alerta de golpe no PIX
Com essa medida sempre que os bancos identificarem uma transação atípica terão que emitir um alerta de golpe para seus usuários.
A medida deve entrar em vigor em até seis meses após a publicação no Manual de Experiência do Usuário do Pix, ainda sem data definida.
Cada instituição bancária poderá definir como será o funcionamento desse mecanismo, mas, segundo o Banco Central, ele é obrigatório para todas.
Melhorias no PIX
O sistema acabou se tornando um dos principais métodos de pagamentos usado no país.
Por isso deve passar por melhorias em breve para otimizar o seu funcionamento.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, uma das mudanças deve fazer o PIX substituir o cartão de crédito.
Também já foi anunciada a criação do PIX por aproximação, que deve reduzir o tempo de transação.
Uma das últimas mudanças aprovadas foi a sugestão de aplicação de multa de R$ 100 mil para os bancos que descumprirem as regras das chaves PIX.
O BC também determinou que será necessário fazer a validação da identidade ou da razão social sempre que uma nova chave PIX for registrada.
O BC ainda deve adotar uma “higienização” periódica na base de dados do Pix, mas ainda não há uma data definida para essa ação.
O post Alerta de golpe: brasileiros são surpreendidos com anúncio do Banco Central sobre o Pix; veja a novidade apareceu primeiro em FDR.