Um bloqueio atmosférico tem mantido Minas Gerais sob uma intensa onda de calor, com temperaturas 5ºC acima da média para o período. Belo Horizonte, por exemplo, registrou seis dias consecutivos com termômetros acima de 31ºC. O alerta vermelho emitido para parte do estado reflete a gravidade da situação.
No entanto, uma mudança no clima está prevista. Uma frente fria avançará pelo Sudeste, a partir de sábado (24), trazendo um alívio temporário no calor. Regiões como Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo Mineiro devem sentir a mudança primeiro, com o restante do estado, incluindo a capital, experimentando temperaturas máximas em torno de 25ºC a 26ºC.
Apesar da queda ser considerada “significativa” pelos meteorologistas, a previsão é de que o calor volte já na quarta-feira da próxima semana, elevando novamente as temperaturas em Belo Horizonte para a casa dos 30ºC.
Mesmo com o aumento da nebulosidade, a estiagem deve continuar, sem previsões de chuvas significativas até outubro, prolongando um período seco que já dura 129 dias. A situação é comum para o inverno na região, mas o bloqueio atmosférico deste ano tem sido mais severo, exacerbando a sensação de calor em todo o estado.
Foto: Flávio Tavares/O Tempo