fbpx

Alta incidência de suicídio entre crianças e adolescentes no Brasil

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Setembro é conhecido por ser o mês da conscientização e prevenção ao suicídio, uma questão de saúde pública que ganha destaque entre as autoridades devido ao crescente número de casos entre crianças e adolescentes. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revelam que, anualmente, cerca de mil jovens entre 10 e 19 anos tiram a própria vida no país. Entre 2012 e 2021, foram registrados 9.954 casos de suicídio nessa faixa etária, com a maior parte ocorrendo entre adolescentes de 15 a 19 anos.

Os números preocupam e refletem um aumento significativo nas taxas de mortalidade entre adolescentes. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2016 e 2021, houve um crescimento de 49,3% nas taxas de suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos e de 45% entre aqueles de 10 a 14 anos.

As autoridades de saúde destacam que a maioria dos casos de suicídio está associada a doenças mentais, que podem ser tratadas com o devido acompanhamento médico. A prevenção e o tratamento adequados são essenciais para evitar esses desfechos trágicos.

Fontes: O Tempo, Viva JK/Divulgação

Encontre uma reportagem