Aluguel de barco na Pampulha custará quase R$ 1 milhão em quatro meses

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Prefeitura de Belo Horizonte vai gastar R$ 822 mil no aluguel de uma embarcação para passeios turísticos na Lagoa da Pampulha pelo período de 120 dias, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026. O valor consta em extrato de contrato publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (17).

A empresa vencedora do contrato é o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), responsável por fornecer o barco e os serviços relacionados à operação da navegação turística. O projeto faz parte de uma iniciativa da PBH para fomentar o turismo no Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Apesar do contrato, a empresa não possui, de forma explícita, atividade ligada à navegação, transporte aquaviário ou aluguel de embarcações entre os seus CNAEs registrados na Receita Federal. O CNAE principal do instituto é classificado como “atividades associativas não especificadas anteriormente”. Entre as atividades secundárias constam consultorias, produção audiovisual, construção civil, restauração de bens históricos, serviços médicos e atividades culturais, mas nenhuma relacionada diretamente à navegação turística.

Segundo a prefeitura, a navegação na Pampulha será um projeto-piloto de turismo sustentável, com passeios monitorados e uma embarcação adaptada às exigências ambientais. O barco já foi posicionado às margens da lagoa nos últimos dias.

Crédito da foto: Leonardo Augusto / O Tempo

Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem