Durante a Exposibram 2024, realizada nesta quarta-feira (11), a Anglo American apresentou o projeto do Corredor Turístico que conectará Belo Horizonte a Diamantina, passando por Conceição do Mato Dentro e outras nove cidades da região. Com 250 km de extensão, o projeto busca impulsionar o turismo sustentável e a diversificação econômica em áreas de influência da mineração.
Nathália Frossard, Coordenadora de Impacto Sustentável da Anglo American, destacou a importância de preparar a região para o futuro, já que a atividade mineradora é finita. O projeto envolve parcerias com municípios e a criação de um comitê para gerenciar os investimentos em infraestrutura turística. O corredor, que integra belezas naturais como a Cachoeira do Tabuleiro, também prevê sinergia com outras rotas turísticas, como a Estrada Real.
A proposta já conta com a adesão de 10 municípios, que assinaram um protocolo de intenções. O próximo passo envolve capacitações para melhorar a qualidade dos serviços turísticos, em parceria com o Sebrae, visando fortalecer o turismo como uma nova cadeia de valor econômico na região.
Créditos da imagem: MM Advocacia Minerária