A Anvisa fez um alerta sobre a tirzepatida em pó comercializada de forma clandestina pelas redes sociais e aplicada pelos próprios consumidores em casa.
Segundo a agência, esses produtos não passaram por avaliação sanitária, o que impede confirmar a composição, a presença do princípio ativo e as condições de fabricação. A tirzepatida é o princípio ativo do Mounjaro, medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e no controle do peso.
Outro risco está na diluição feita em casa. De acordo com a Anvisa, superfícies, recipientes, água, ar e materiais utilizados podem contaminar o produto. Como a substância é injetada diretamente no organismo, uma contaminação pode provocar infecções, abscessos e, em casos graves, sepse.
A orientação é não utilizar medicamentos injetáveis de procedência desconhecida ou que não tenham sido avaliados pela Anvisa.
Fonte: Itatiaia / Anvisa
Foto: Magnific
ANVISA ALERTA: TIRZEPATIDA EM PÓ PODE OFERECER RISCOS GRAVES












