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Anvisa apresenta novas imagens de advertências para embalagens de cigarros

Por Dentro De Tudo:

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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou, nesta sexta-feira (18), durante uma audiência pública em Brasília, um novo conjunto de imagens que serão inseridas nas embalagens de produtos derivados do tabaco, como cigarros, charutos e fumo para cachimbo. Essas novas advertências também estarão presentes em expositores e mostruários de tabaco em estabelecimentos comerciais.

O objetivo da Anvisa é fortalecer as mensagens de conscientização com imagens impactantes, que ilustram os graves danos à saúde causados pelo tabagismo, como aborto, cegueira, câncer e morte. Além das imagens, as embalagens também terão textos que relacionam o tabagismo a sentimentos de desespero, dor e angústia. As novas advertências terão um fundo em tons de amarelo para atrair mais atenção.

As mudanças incluem também a implementação de QR Codes em materiais publicitários, que direcionam para conteúdos em áudio, facilitando o acesso das pessoas com deficiência aos alertas sobre os riscos do consumo de tabaco.

A audiência pública realizada pela Anvisa teve como objetivo coletar sugestões para a elaboração de uma futura norma sobre o tema, que será votada pela Diretoria Colegiada da agência. As novas imagens devem ser atualizadas a cada dois anos, com vigência até 2027.

Desde 2001, o Brasil utiliza advertências com imagens nas embalagens de produtos fumígenos, sendo o segundo país do mundo a adotar essa medida, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Agência Brasil

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