A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da comercialização, distribuição e uso de determinados lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil. A medida foi divulgada nesta quarta-feira (7) e se deve ao risco de contaminação por cereulide, uma toxina gerada pela bactéria Bacillus cereus.
Entre as fórmulas afetadas estão as marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. A Anvisa alertou que a ingestão de alimentos contaminados por essa toxina pode provocar sintomas como vômito persistente, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva e lentidão nas reações e pensamentos.
A agência informou ainda que a Nestlé decidiu recolher voluntariamente os produtos no Brasil e em outros países após a detecção da toxina em uma de suas fábricas na Holanda.
Os pais e responsáveis que utilizam essas fórmulas devem verificar o número do lote impresso nos rótulos. A Anvisa recomenda que, caso o produto pertença a um dos lotes recolhidos, não deve ser consumido. Os lotes que não foram afetados permanecem seguros para uso.
Se algum lote contaminado foi adquirido, a Anvisa orienta que os consumidores entrem em contato com a Nestlé Brasil Ltda. pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) indicado na embalagem para mais informações sobre trocas e devoluções. Além disso, se a criança apresentar sintomas relacionados após o consumo, é fundamental procurar atendimento médico e informar sobre o alimento consumido.
Fonte: BHAZ
Foto: Reprodução/Anvisa


















