A mudança na operação das cancelas manuais da linha férrea de Pedro Leopoldo, na travessia entre o centro e o bairro Magalhães, gerou preocupação aos moradores da cidade. Nesta quinta-feira, 18, mensagens sobre o assunto foram compartilhadas pelas redes sociais como forma de alertar pedestres e motoristas a redobrem a atenção no trecho. A VLI, responsável pelo trecho, explicou ao Por Dentro de Tudo toda a situação.
A mensagem que circula nas redes sociais é: “Boa noite , favor avisarem o maior número de pessoas que os operadores de cancela da linha férrea, no bairro Magalhaes, foram demitidos. A atenção deve ser dobrada! Hoje à tarde quase aconteceu um acidente. Alertem a todos! Esse sistema manual foi retirado de todas as cidades. Nesta semana tiraram e não comunicaram”.
RESPOSTA DA VLI
Em nota, a VLI esclarece que o acionamento das cancelas, desde o fim de maio, foi modificado e conta com apoio de uma equipe de vigilância motorizada. “Toda passagem de trem é acompanhada pelo vigilante que mantém comunicação via rádio com os maquinistas. O profissional aciona a cancela, quando necessário”, informou.
A empresa reforça ainda que além desse sistema complementar, o local conta com placas que alertam motoristas e pedestres sobre a circulação de trens e que nos cruzamentos a preferência é do trem. “O desrespeito à sinalização é passível de multa, pontuação na carteira e pode causar acidentes. Após o acionamento dos freios, um trem pode necessitar de até um quilômetro para parar totalmente”, concluiu a VLI.
Reportagem: Ronaldo Araújo.